Espaço para todos
Experimente deixar na sua horta, num recanto mais afastado, crescer livremente a vegetação original, juntando-lhe eventualmente algumas flores. Muito provavelmente os inimigos das suas culturas servirão de alimento a outros insectos que nos são auxiliares, contribuindo para o sucesso dos seus cultivos.
Agricultura Biológica - Como Começar
Ao decidir iniciar uma horta, deverá ter em conta aspectos fundamentais tais como a escolha das plantas, os fertilizantes orgânicos, a rotação de culturas e conhecer alguns tratamentos naturais para fazer frente a eventuais pragas.
Uma horta biológica precisa de uma boa exposição solar e de estar bem protegida dos ventos, sendo de evitar: a proximidade de casas por projectarem sombras e de árvores que consumam muita água (as raízes podem “habituar-se” a ir beber à horta).
Escolhida a localização já pode escolher as plantas, adaptadas à região e ao clima. Para facilitar o trabalho ao longo do tempo, o melhor será construir um jardim de quadrados ou rectângulos entre os quais se criam passagens. Uma vez delimitados os quadrados e respeitando as épocas referentes a cada planta, pode começar a semear e plantar!
As plantas vivazes, como são por exemplo as aromáticas devem ser colocadas preferencialmente na parte de fora dos quadrados, para facilitar a manutenção e a recolha. Para evitar utilizar tratamentos e adubos ou para minimizar a sua utilização, pode associar plantas que se completam e entreajudam, como poderá ler abaixo.
Boa vizinhança
O alho e a cebola, por exemplo, atrasam o desenvolvimento das leguminosas como o feijão, feijão-verde e ervilhas. As couves atrasam os morangueiros.
Geralmente, as cenouras plantam-se perto do alho-francês, das cebolas e dos coentros. O tomate perto da cebola, o feijão próximo dos rabanetes. A calêndula afastará os insectos das cenouras, das couves e das alfaces enquanto os cravos-da-índia, com o seu cheiro forte e peculiar, afastam as pragas do tomate.
Ajudas preciosas
O Chorume de Urtigas (por exemplo), pode ser usado quer de forma preventiva quer como tratamento, afastando os pulgões, quer como fertilizante:
Modo de preparação:
1. Colher as urtigas
2. Fazer uma proporção de 1Kg de urtiga fresca para 10L de água
3. A água deve ser preferencialmente sem cloro.
4. Colocar de molho na água de preferência num recipiente de madeira, à sombra
5. Para utilização como insecticida para os pulgões, deixar macerar apenas 12 horas e aplicar puro sobre as plantas atacadas;
6. Para utilização como fertilizante deixar macerar cerca de 15 dias. Agitar todos os dias para se libertar o gás. Se já não há bolhas, parou a fermentação.
- Diluído a 10% - 1L de chorume para 10L de água - como estimulante foliar
- Diluído a 20% - 2L de chorume para 10L de água - como estimulante do solo e raízes
Rotação de Culturas
No segundo ano de cultivo, evite o empobrecimento da terra, cultivando os legumes e vegetais em locais diferentes.
Chuva
Com rega gota-a-gota e água da chuva recuperada vai refrescar a sua horta e dar um toque de pureza às suas culturas.
Manter o Regime Biológico
Como funciona ?
O combate biológico é uma método curativo, ou seja, não age antes de as pragas chegarem, apenas reage quando estas se instalam . Com o combate biológico, procura-se encontrar um equilíbrio imitando a natureza, onde qualquer proliferação é regulada por predadores, os chamados “agentes de combate biológico”. Tal como nos jardins, onde a vida selvagem é reduzida, a introdução de agentes de combate biológicos permite atingir um equilíbrio mais rápido consoante as pragas. Com este método, pode-se limitar a proliferação de agentes ruinosos, como as lesmas, as lagartas cinzentas - que roem as raízes das plantas, o gorgulho hortícola (lagartas brancas que furam a extremidade das folhas), entre outros.
Como proceder ?
Para pôr em prática o combate biológico, é necessário, em primeiro lugar, conhecer a natureza da praga que deseja combater. Infelizmente, ainda não existe uma solução única de combate biológico para todos os problemas. A biodiversidade ajuda, o que sabemos é que quanto mais variada for a minha horta em vegetais, flores, plantas aromáticas e plantas espontâneas, mais fácil é de atingir o equilíbrio.